Documentos  •  Em análise

BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER – O Impacto das Representações Sociais na luta Contra a Pobreza em Portugal

Data: Abr, 23 2015
Partilhe:

O projeto Bem-me-quer, Mal-me-quer – O impacto das representações sociais na luta contra a pobreza em Portugal, foi promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza /Portugal, entre novembro de 2013 e Dezembro de 2014 e foi cofinanciado pelo POAT/FSE – Programa Operacional de Assistência Técnica – Fundo Social Europeu, área de intervenção 5 – Estudos e Avaliação.
O projeto consistiu na realização de uma investigação/estudo para analisar as representações sociais que técnicos e dirigentes de instituições públicas e privadas, que trabalham na área social, têm relativamente aos fenómenos de pobreza e exclusão social e o impacto dessas representações no trabalho que desenvolvem, com os objetivos de:
- Perceber de que forma as representações sociais face à pobreza e exclusão social enformam a intervenção e a atuação dos técnicos e dirigentes junto dos utentes/clientes.
- Conhecer em que medida a execução das políticas de carácter social direcionadas para o combate à pobreza e à exclusão social são influenciadas pelas representações dos técnicos e dirigentes das instituições públicas e privadas que executam estas políticas.
- Perceber em que medida os técnicos e dirigentes que atuam na área social têm consciência, por um lado, do poder que exercem sobre os seus utentes/clientes e por outro lado, das representações que possuem face as problemáticas com que trabalham.

Os principais produtos desta investigação foram:

- Bem-Me-Quer; Mal-me-Quer – O impacto das representações sociais na luta contra a pobreza em Portugal. Linhas orientadoras para o
combate aos estereótipos. (Brochura disponível em www.eapn.pt)

- Bem-me-Quer, Mal-me-Quer – O impacto das representações sociais na luta contra a pobreza em Portugal, Cadernos EAPN 19, Edições Húmus, 2014.

Anexos