Investigação e Projetos  •  Projetos Nacionais

Projeto 2BinIPS

Data: 2019 - 2022
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O QUÊ | ENQUADRAMENTO DO PROJETO:

Em julho de 2019, o Conselho Pedagógico da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) manifestou junto do Gabinete de Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico (GSAPP) a sua preocupação relativamente ao insucesso académico e à taxa de abandono escolar verificada dos alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). Juntamente com esta preocupação, foi sugerido como possível recurso para endereçar o problema, o desenvolvimento de um projeto de mentoria, direcionado a estes estudantes, tendo em conta os resultados que a literatura apresenta relativamente a outras experiências de sucesso no ensino superior.

O presente documento pretende partilhar e dar a conhecer o projeto 2BinIPS, encontrando-se divido em três partes.

Na primeira parte está descrito o projeto 2BinIPS, especificando a Investigação-Ação levada a cabo de forma específica pela equipa do Núcleo Distrital de Santarém da EAPN. Como será apresentado, o

resultou da atuação conjunta e articulada de uma rede colaborativa, tendo a EAPN assumido a vertente de Investigação-Ação, motivo pelo qual é detalhada neste documento.

Seguidamente, são apresentados os resultados da pesquisa de Investigação-Ação.

Por último, é feita uma análise e reflexão crítica que inclui não só os resultados da pesquisa quantitativa mas todos os dados, informações e resultados que foram obtidos ao longo do projeto: qualitativos, quantitativos, formais e informais, e que no seu todo conduziram a um conjunto de aprendizagens que pretendemos partilhar e dar a conhecer.

 

De  referir que este  projeto teve continuidade nos anos lectivos seguintes  através das seguintes atividades:

a) De  referir que o projeto teve continuidade nos anos lectivos seguintes  através das seguintes atividades:

a) Formação dos/as Mentores/as do projeto;

b) Formação dos/as Tutores/as do projeto;

c) Sessões de Tutorias;

d) Sessões de Mentorias;

e) Acompanhamento dos/as tutores/as e tutorados/as por uma estudante facilitadora;

f) Avaliação do projeto, através de inquéritos por questionários e através do acompanhamento.

Anexos