Investigação e Projetos • Projetos Nacionais
Projeto 2BinIPS
O
QUÊ | ENQUADRAMENTO DO PROJETO:
Em
julho de 2019, o Conselho Pedagógico da Escola Superior Agrária (ESA) do
Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) manifestou junto do Gabinete de
Saúde e Acompanhamento Psicopedagógico (GSAPP) a sua preocupação relativamente
ao insucesso académico e à taxa de abandono escolar verificada dos alunos dos
Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP). Juntamente com esta
preocupação, foi sugerido como possível recurso para endereçar o problema, o
desenvolvimento de um projeto de mentoria, direcionado a estes estudantes,
tendo em conta os resultados que a literatura apresenta relativamente a outras
experiências de sucesso no ensino superior.
O presente documento pretende partilhar e dar a conhecer o projeto 2BinIPS, encontrando-se divido em três partes.
Na primeira parte está descrito o projeto 2BinIPS, especificando a Investigação-Ação levada a cabo de forma específica pela equipa do Núcleo Distrital de Santarém da EAPN. Como será apresentado, o
resultou
da atuação conjunta e articulada de uma rede colaborativa, tendo a EAPN
assumido a vertente de Investigação-Ação, motivo pelo qual é detalhada neste
documento.
Seguidamente, são apresentados os resultados da pesquisa de Investigação-Ação.
Por último, é feita uma análise e reflexão crítica que inclui não só os resultados da pesquisa quantitativa mas todos os dados, informações e resultados que foram obtidos ao longo do projeto: qualitativos, quantitativos, formais e informais, e que no seu todo conduziram a um conjunto de aprendizagens que pretendemos partilhar e dar a conhecer.
De
referir que este projeto teve
continuidade nos anos lectivos seguintes através das seguintes
atividades:
a)
De referir que o projeto teve continuidade nos anos lectivos
seguintes através das seguintes atividades:
a)
Formação dos/as Mentores/as do projeto;
b)
Formação dos/as Tutores/as do projeto;
c)
Sessões de Tutorias;
d)
Sessões de Mentorias;
e)
Acompanhamento dos/as tutores/as e tutorados/as por uma estudante facilitadora;
f)
Avaliação do projeto, através de inquéritos por questionários e através do
acompanhamento.