Investigação e Projetos  •  Projetos Transnacionais

MULTIPLICAR – Strategies, Tools and Actors

Partilhe:

Duração da 1ª acção: 15 de Julho 2005 a 14 de Julho de 2006

Promotor:
Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal

Parceria:

Fondazione Cesar (Itália)
Euroccat (Espanha)
Alliance of Social Professionals (Hungria)
Community Workers Cooperative (Irlanda)
European Anti-Poverty Network (Grécia)
Caspis (Roménia)

Parceiro Associado:
Organização Internacional do Trabalho (Genebra e Budapeste)

Em 2003 a Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (REAPN) foi convidada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a realizar, no âmbito do Programa STEP (Estratégias e Técnicas contra a Exclusão Social e a Pobreza), a validação de um instrumento informático denominado CIARIS – Centro Informático de Aprendizagem e de Recursos para a Inclusão Social (http://ciaris.ilo.org). Este instrumento é uma plataforma informática disponibilizada on-line que contém um conjunto diversificado de informação e recursos dirigidos às organizações (e outros actores) que trabalham no combate à pobreza e à exclusão social.
Decorridos 2 anos, ao longo dos quais foi possível implementar algumas alterações no sistema e construir algumas das suas novas funcionalidades, o sistema encontra-se actualmente numa fase em que pode ser utilizado na sua quase total plenitude.

O Projecto MULTIPLICAR tem como principal objectivo demonstrar que o CIARIS é um instrumento capaz de promover o empowerment e a participação, vistos como meios de alargar a mobilização de uma diversidade de actores públicos e privados no combate à pobreza e à exclusão social no contexto dos Planos Nacionais de Acção para a Inclusão e da Estratégia Europeia para a Inclusão Social.

Objectivos específicos:


- promover através do CIARIS o intercâmbio de conhecimentos sobre as estratégias e as ferramentas de combate à pobreza e exclusão social

- experimentar a utilidade do CIARIS tendo em atenção as orientações e os princípios dos PNAI’s

- reforçar as estratégias definidas no contexto dos PNAI’s, especialmente no que diz respeito a mobilização e o empowerment de todos os actores

- fornecer às organizações chave um conjunto de informações e recursos que são úteis para uma melhor implementação dos PNAI’s, quer a nível nacional, quer a nível local

- disseminar o uso do CIARIS e definir orientações (guidelines) para um melhor uso desta ferramenta tendo em atenção diferentes contextos.

Destinatários:

Organizações, Agentes e Redes que combatem a pobreza e a exclusão social ao nível local e nacional.

Actividades:

1 – Construção de uma Comunidade de Aprendizagem: esta Comunidade de aprendizagem é composta pelos agentes multiplicadores (membros dos parceiros do projecto). Estes agentes multiplicadores irão receber uma formação sobre o manuseamento do CIARIS. Estes agentes irão acompanhar as organizações que irão desenvolver os micro-projectos.

2 – Definição e Implementação dos Micro-Projectos: Após a selecção das organizações, cada uma delas irá definir e implementar um micro-projecto, isto é, uma experiência local usando o CIARIS. Estas micro-experiências serão monitorizadas pelos agentes multiplicadores da parceria.

3 – Efeito multiplicador do CIARIS: através das actividades do projecto e dos seus outputs será produzido um efeito multiplicador desta ferramenta. É igualmente uma preocupação da parceria que o projecto seja alvo da atenção da comunicação social, quer no seminário final, quer durante a sua implementação.

4 – Avaliação: na avaliação interna do projecto serão definidos e implementados um conjunto de instrumentos e indicadores
a avaliação externa será conduzida por um perito externo (Jordi Estivill) que seguirá o desenvolvimento do projecto, a aplicação dos micro-projectos, participará nas reuniões, no seminário final e irá ser o responsável pela elaboração do relatório de avaliação.