Eventos  •  Aveiro

Workshop Culinário "Algas no Prato" + Mesa Redonda "Circuitos Curtos Agroalimentares: uma alternativa a como nos alimentamos em Aveiro"

Data: Set, 03 2022 (10:00 - 11:00)Local: Mercado Manuel Firmino
Partilhe:

No dia 3 de setembro, o projeto "Da Terra à Mesa - um sal(to) que nos tempera" tem um programa para a manhã de sábado no Mercado Manuel Firmino em cheio. Das 10-11h, junte-se a nós para saber mais sobre as algas que são comestíveis em Portugal, como as confecionar e os benefícios de saúde que estas trazem ao seu prato. Para além disso, vai ficar a saber mais sobre a produção de algas local da AlgaPlus, que se encontra na zona das Gafanhas! 
Em seguida, temos a mesa redonda, onde os/às convidados/as irão falar acerca dos Circuitos Curtos Agroalimentares. 

O que são os circuitos curtos agroalimentares? E como podemos introduzir este conceito na cidade de Aveiro considerando as suas dimensões ambientais, económicas, sociais e culturais? Esta partilha de experiências visa abordar os CCA e os sistemas tradicionais agrícolas visitando conceitos como a agricultura familiar, direito humano à alimentação e nutrição adequada e soberania alimentar. A sessão pretende promover um relacionamento de forma mais saudável, justa e sustentável entre os consumidor/a (individual e coletiva) - produtor/a e contribuir para um debate participativo aberto à comunidade sobre a importância do consumo local e abrir o diálogo à discussão que abordam conceitos como alimentação saudável, sazonalidade de alimentos e rendimentos justos para os/as agricultores/as nacionais.  

Inscrição: Estas iniciativas são abertas ao público em geral, porém é necessário fazer uma inscrição gratuita mas obrigatória - https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScxb1Stgk91jIRi7PNhJ719n3apxBtV6685n2Zdhz1IrdPmbA/viewform?usp=pp_url

Anexos