Eventos  •  Bragança

Sessões de Competências Parentais

Data: Jul, 05 2022 (14:30)Local: Auditório do Edifício SideUp, Macedo de Cavaleiros
Partilhe:

O número de crianças e jovens expostos a situações de risco tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Os maus tratos físicos e psicológicos e a negligência apresentam-se como as problemáticas com maior incidência nos casos sinalizados. Um dos fatores associados à prática do mau trato é também o contexto familiar. Estas nem sempre possuem os meios (competências, conhecimentos, recursos de todo o tipo) para se constituírem como fator de resolução e prevenção do risco de maus tratos e são muitas vezes elas mesmas a fonte do problema.


A inversão desta tendência implica a ação de todos os responsáveis, a começar pelas famílias.


Tendo em conta que a família se apresenta como o primeiro e talvez mais determinante agente de socialização da criança ou jovem, é de todo pertinente e vantajoso ajudar estes pais, intervir de forma a capacitá-los, desenvolvendo as suas competências parentais; conscientes de que todas elas, independentemente da sua situação económica, estatuto social, etnia e crença religiosa, têm potencialidades para mudar as suas atitudes e consequentemente, os seus comportamentos.


Conscientes de que o desenvolvimento das competências parentais funciona como fator protetor, preventivo de comportamentos de risco no contexto familiar e contribui para um desenvolvimento mais saudável das crianças e jovens e da  harmonia familiar, o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal e a CPCJ de Macedo de Cavaleiros irão realizar 2 oficinas de capacitação sobre os temas” Regulação das emoções e gestão de conflitos em contexto familiar  e Como promover tempo de qualidade com os filhos.  

Anexos