Eventos  •  Bragança

“Encontro Intercultural- Partilha de culturas com artes”

Data: Abr, 07 2022 (21:00)Local: Auditório Paulo Quintela de Bragança
Partilhe:

Uma iniciativa do Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal em parceria com o Projeto Bairros Saudáveis da Academia da Juventude, no âmbito da semana da interculturalidade.

A diversidade cultural está cada vez mais presente na nossa sociedade e Bragança não é exceção.

Numa sociedade cada vez mais tomada pela globalização, é imperativo que a diferença e a diversidade garantam a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

A diversidade cultural é cada vez mais uma realidade que caracteriza a cidade de Bragança. Só o IPB tem 3 272 estudantes estrangeiros de 47 nacionalidades diferentes. Bragança é uma cidade multicultural!

Os desafios de uma sociedade/ cidade multicultural passam pela inclusão social das comunidades migrantes. A inclusão social é muito mais que o acolhimento. Além de proporcionar e criar condições de vida digna, é criar pontes, respeitar, conhecer e interagir enquanto elementos de uma mesma comunidade.

É através do conhecimento de outras culturas e dos contactos que temos com essas culturas/diversidades que nos enriquecemos enquanto cidadãos/ãs.

Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro.

Foi neste entendimento que o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal em parceria com o Projeto Bairros Saudáveis da Academia da Juventudeno âmbito da semana da interculturalidade, promovem uma sessão cultural, para o qual foram convidados imigrantes de diferentes nacionalidades para apresentação de momentos culturais (músicas, danças,…)

Anexos