Eventos  •  Madeira

Desafio Interescolar “Incluir é na boa!”

Data: Abr, 05 2021 (09:00)Local: On-line
Partilhe:

O Desafio Interescolar “Incluir é na boa!” foi lançado a uma escola do 1º ciclo do ensino básico dos 11 dos concelhos da RAM e teve como finalidade promover a educação para a cidadania e encorajar os alunos e demais comunidade educativa a assumirem um pensamento crítico e socialmente responsável em torno das questões da inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos. Pretendeu potenciar a educação não-formal na promoção do pensamento reflexivo e no desenvolvimento de competências no domínio dos valores e dos comportamentos associados à cidadania.

Reconhecendo a escola como um espaço privilegiado de criação e participação, este desafio incentivou a expressão dos alunos sobre estas matérias através da sua amplitude educativa – ajudar a interpretar e a reinventar, recorrendo ao audiovisual e em específico, ao vídeo. 

Atendendo ao seu poder mágico de transmissão de mensagens complexas, pretendeu-se com o audiovisual incentivar o desenvolvimento de conteúdos mais recentemente integrados nos currículos escolares e numa perspetiva de aprendizagens significativas para todos os envolvidos e de interação com a sociedade.

Com este evento pretendeu-se ainda fomentar perspetivas que permitissem a consolidação de valores comuns e o respeito pela diversidade e pela diferença, mostrando o seu poder transformacional e inspirador de sociedades livres de preconceitos e estereótipos.

Os filmes foram apreciados por um júri composto por um profissional com trabalho desenvolvido e reconhecido no domínio da inclusão social, um profissional da área do audiovisual e um estudante do 9º ano de escolaridade.

Os vídeos infra mencionados estarão disponíveis no canal Youtube da EAPN a partir de 5 de abril, às 09:00:

O vídeo vencedor pertence à Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo:  https://youtu.be/FophPFuLE5c

 Foi atribuída uma Menção Honrosa à Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche da Ponta do Sol:  https://youtu.be/4gldnivfSaI