Eventos  •  Bragança

Ação de sensibilização | Exposição “ Desconstruir preconceitos, construir a inclusão”

Data: Out, 16 2020Local: Carrazeda de Ansiães - Praça do Município | Vimioso
Partilhe:

Com a crise pandémica, muitas pessoas/famílias foram arrastadas para a situação de pobreza e as que já vivenciavam a situação viram a sua vida ainda mais dificultada.

Estamos conscientes de que a pobreza e a exclusão social permanece um desafio de carácter estrutural e que exige uma visão global e integral. Medidas estas que devem ser enquadradas e complementadas por uma Estratégia de Erradicação da Pobreza e Exclusão Social. 

A intervenção realizada todos os dias pelas instituições e equipas no terreno em prol dos mais desfavorecidos e as políticas adotadas em favor dos mesmos têm sido fundamentais. Contudo, é importante continuar a sensibilizar, junto das comunidades e da opinião pública em geral, para as responsabilidades individuais e coletivas no combate às desigualdades sociais, pobreza e exclusão.

Não deixa de ser também muito importante o compromisso de toda a sociedade; todos somos responsáveis e devemos assumir o nosso papel de forma a garantir uma sociedade democrática e justa, um novo modelo social, baseado numa escala de valores de carácter humanista, onde todos os cidadãos possam viver com dignidade.

Para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal, em parceria com um conjunto de atores sociais locais, irá realizar um conjunto de ações de sensibilização e de capacitação, em 3 concelhos do distrito: Bragança, Carrazeda de Ansiães e Vimioso:


Carrazeda de Ansiães:

Ação de sensibilização “ Desconstruir preconceitos, construir a inclusão” / dia 16 e 17

Construção de um puzzle pelos alunos do pré e do 1º ciclo sob o tema: “O que posso fazer para combater a pobreza?”

Exposição do puzzle na Praça do Município.

Realização de um video sobre o tema com depoimentos de pessoas da comunidade, que será divulgado nos canais de comunicação da Câmara Municipal, CLDS e Rádio Ansiães.

 

Vimioso:

  • Ação de sensibilização “E se tivesses de calçar os meus sapatos?” / 16 e 17 de outubro

 

+ INFO

EAPN Núcleo Distrital de Bragança

braganca@eapn.pt

Tel. 273 332 913


Anexos