Eventos

Projeto VOHAR

Data: Mai, 25 2020Local: Norte
Partilhe:

Face  ao cenário de propagação da Covid-19 em Portugal e das medidas restritivas implementadas, as atividades presenciais do projeto foram suspensas. Por isto, a Pista Mágica – Escola de Voluntariado, organização promotora do projeto, teve de encontrar alternativas  para a fase de capacitação – formação em Gestão de Voluntariado e consultoria personalizada para desenvolvimento do Programa de Gestão de Voluntariado em cada ONG – para as organizações já selecionadas.

De forma a que houvesse uma mínima perturbação dos prazos previstos para o projeto, as 16 ONG selecionadas para a etapa Norte, sendo que o projeto conta com mais duas etapas, Centro e Sul, poderão aceder aos conteúdos da formação através de uma plataforma digital e serão feitas sessões por vídeo-conferência para esclarecimentos, debate de ideias, partilhas e progressos. A consultoria será igualmente executada por vídeo-conferência, em sessões particulares, ou seja, organização a organização, de forma a viabilizar a  criação do Programa de Voluntariado de cada organização com os melhores resultados.

Promovida  pela Pista  Mágica – Escola de Voluntariado,  esta terceira edição do VOAHR
 – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência  é financiada pelo mecanismo  europeu EEA Grants,  fundo gerido em Portugal pela Fundação  Calouste Gulbenkian em  consórcio com a Fundação  Bissaya Barreto.
Integrado  no Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants, o projeto visa  capacitar em Gestão de Voluntariado um mínimo de 30 Organizações Não Governamentais (ONG) de norte a sul de Portugal continental que tenham uma base territorial infra-concelhia e dimensão comunitária,  atuando em zonas geográficas de baixa densidade, interiores e afastadas dos grandes centros urbanos.
Para  chegar às ONG onde os desafios no acesso à capacitação em Gestão de Voluntariado são maiores, são entidades  parceiras da Pista Mágica  neste projeto:

EAPN  – European Anti-Poverty Network,  a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de organizações ativas na luta contra a pobreza e exclusão social, com 1547 organizações portuguesas associadas.
Sector  3  – Empresa de consultoria de gestão,  especializada em Empreendedorismo Social, vocacionada sobretudo para apoiar a atividade desenvolvida por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal. Conta com um
diretório  de Organizações Sem Fins Lucrativos.

Porto,
 maio de 2020
 
Para  mais informações:
Gestora  do Projeto
Susana  Godinho | susana.godinho@pista-magica.pt | 96 700 23 23

Website
 VOAHR Interior: voahr.com/interior
Página  de Facebook Pista Mágica:
facebook.com/pistamagica

Anexos