• Dimensão europeia
Relatório sobre a competitividade da Europa em matéria digital
"A economia digital europeia dispõe de um formidável potencial para gerar receitas avultadas em todos os sectores, mas, para converter esta vantagem em crescimento sustentável e em novos empregos, os governos devem mostrar capacidade de liderança, adoptando políticas coordenadas que eliminem os obstáculos aos novos serviços" declarou Viviane Reding, Comissária europeia responsável pela sociedade da informação e os media. "Devemos aproveitar a oportunidade oferecida por uma nova geração de europeus que em breve ditará as regras no mercado europeu. Estes jovens são utilizadores intensivos da Internet e consumidores altamente exigentes. Para realizar o potencial económico destes "nativos do digital" temos de tornar o acesso aos conteúdos digitais fácil e equitativo."
O relatório publicado apresenta os resultados da política conduzida durante cinco anos pela Comissão Barroso para a promoção das mais recentes tecnologias das comunicações, de novas redes e serviços e de conteúdos media criativos. Em 2008, 56% dos europeus tinham-se tornado internautas regulares, o que representa um aumento de um terço em relação a 2004. Metade dos agregados domésticos e mais de 80% das empresas dispõem agora de uma ligação em banda larga. Uma nova geração de europeus grandes conhecedores da Web e que estão prontos a aplicar as suas inovações está prestes a entrar em palco. Estes «nativos do digital» representam um potencial importante para o crescimento da Europa.